Raquel Ferreira - Arquitetura e Urbanismo

Av. Bento Gonçalves, 236, Guaíba - RS



55(51) 3401.4237



55(51) 9506.9626



55(51) 8545.2848



segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Papel de parede - Utilização

Aplicado nas casas europeias desde 1841 – altura em que era um símbolo de status – o papel de parede cresceu em prestígio e em popularidade durante os séculos seguintes. O auge da utilização do material aconteceu nas décadas 50, 60 e 70 do século passado. Depois disso, foi um pouco esquecido, até  há alguns anos ser reintroduzido nas tendências de decoração.
Versátil e surpreendente, o papel de parede pode alterar drasticamente a decoração de qualquer espaço:  pode servir de ponto de partida e de inspiração para a decoração; pode ampliar um espaço pequeno ou tornar mais íntimo um espaço amplo; pode ainda conferir um toque dramático ou elegante, divertido ou infantil…basta para isso escolher o padrão e as cores certas.

Google images

A regra básica, como na pintura e em outros materiais é escolher papel de parede em cores claras. Se combinar cores pastéis com listras verticais, conseguirá se criar a ilusão de um quarto mais amplo e com um pé direito mais alto. Se aplicarmos o papel na horizontal, teremos um ambiente instantaneamente mais largo! Espaços amplos suportam bem grandes padrões que, combinados com uma boa iluminação, vão criar um ambiente espetacular. Padrões grandes também são ideais para divisões com grande atividade ou para aquelas que têm menor uso – um hall de entrada, corredor... Para os motivos florais, a regra é a mesma: se forem grandes, vão reduzir visualmente o espaço; se foram pequenos e de fundo claro, vão expandi-lo. Para quartos infantis devemos escolher um meio-termo entre padrões de bebê e de criança/adolescente, para que possamos utilizá-lo por mais tempo.
         Mesmo que eventualmente se canse ou queira mudar, hoje em dia os materiais utilizados no papel de parede permitem uma remoção rápida e sem vestígios, podendo aplicar outro modelo ou voltar a pintar as paredes, se preferir. O importante é usar e abusar dos revestimentos de parede!

Matéria publicada no jornal Cidade - Eldorado do Sul, RS, na Coluna "Vestindo a Casa", em 03.05.2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário