Raquel Ferreira - Arquitetura e Urbanismo

Av. Bento Gonçalves, 236, Guaíba - RS



55(51) 3401.4237



55(51) 9506.9626



55(51) 8545.2848



terça-feira, 24 de maio de 2011

Pintura

Sem dúvida um dos revestimentos mais usados é a pintura. A possibilidade do uso da cor é infinita, a versatilidade das aplicações também é imensa: pintura combinada, uso de estêncil, de aparência de textura... Mas sem dúvida, a propriedade que faz a  pintura ser mais utilizada se deve mais à cor. As cores transmitem sensações. Através da cor, podemos mudar o ambiente, mudar a percepção das sensações deste ambiente. Um ambiente mais claro nos dá sensação de amplitude. Um ambiente com cores mais fortes nos provoca a sensação de que ele é menor, mais “fechado”. Portanto, é preciso utilizar as cores na pintura de maneira correta para que tenhamos o resultado adequado no nosso ambiente.
As cores fortes podem sim ser empregadas. Elas trazem mais ritmo ao ambiente. Porém, devemos escolher uma parede apenas do ambiente colorida, as demais, em tons mais neutros, ou matizes claras da mesma cor, para que então possamos ousar mais e abusar de acessórios coloridos para obtermos um resultado harmônico.  O quarto deve ser pintado com cores mais relaxantes, suaves e tons pastéis, para nos remeter à sensação de tranquilidade necessária para o ambiente. Cores mais fortes e vibrantes podem ser aplicadas na cozinha,  na sala de jantar, como o vermelho e o laranja, pois elas “aguçam a fome”.
                Uma das cores muito utilizadas no momento e que é  tendência são os tons de roxo e azul, que podem ser aplicados tanto nos quartos e salas, como nos banheiros, fachadas... Somente devemos observar que a utilização, no interior, novamente deve destacar somente uma das paredes, por exemplo a parede da cabeceira da cama, do quadro e até mesmo da TV de plasma pode ter uma cor em destaque. Para uso exterior, podemos abusar mais da cor.  Para ambientes que recebem pouca luz solar, devemos usar cores frescas para iluminar os espaços. Se o ambiente recebe bastante luz natural, cores aconchegantes e mais intensas criarão uma atmosfera equilibrada.



Matéria publicada no Jornal Cidade, de Eldorado do Sul, RS, na coluna "Vestindo a Casa" - 18.04.2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário