Raquel Ferreira - Arquitetura e Urbanismo

Av. Bento Gonçalves, 236, Guaíba - RS



55(51) 3401.4237



55(51) 9506.9626



55(51) 8545.2848



segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Uso do vidro na arquitetura

Para que possamos trazer aos nossos ambientes a sensação de que são mais amplos, usar o vidro é parte integrante e fundamental do projeto arquitetônico. Faz parte da estética, e tem forte influência no conforto, na iluminação natural e na segurança de qualquer edifício. A vantagem do material é que, além de dar leveza e harmonia ao projeto, tem fácil manutenção, beleza, transparência e está sempre com aparência de novo. Antigamente, as propostas de utilização de vidro se davam mais em ambientes comerciais. Porém, a utilização em projetos residenciais está cada vez maior.
Existe no mercado um variado leque de opções de tipos de vidro, com características técnicas específicas para cada uso.
         Os vidros temperados apresentam uma resistência maior à quebra por impacto do que os vidros comuns. Em caso de quebra, o vidro se fragmenta em pequenos pedaços de bordas pouco cortantes, minimizando o risco de ferimento profundo.
         Os vidros de segurança são os mais utilizados nas fachadas, em escadas de vidro, guarda-corpos, em pisos e em grandes vãos. Os mais usados são os laminados e os aramados.
         Os vidros reflexivos recebem um tratamento com a finalidade de refletir os raios solares, reduzindo a entrada de calor, aumentando a privacidade, proporcionando ambientes termicamente mais confortáveis e com maior economia de energia.        
         Os vidros impressos são muito usados na decoração de interiores, em divisórias, pisos e até como revestimento de parede.
         Hoje o vidro é uma tendência na arquitetura. Seja pelo fato de  permitir uma relação de integração e amplitude do espaço interno e externo, seja por contribuir com soluções para o conforto ambiental, térmico, acústico ou de segurança, o vidro cada vez mais é utilizado para quem deseja bom-gosto, requinte, praticidade e personalidade em seus ambientes.
Projeto: G. Natkevicius - casa em Pavilniai Regional Park, em Vilnius, Lituânia.
http://www.natkevicius.lt/




Matéria publicada no jornal Cidade - Eldorado do Sul, RS, na Coluna "Vestindo a Casa", em 16.05.2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário